segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência




O dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorou-se no Centro Escolar de Frazão, com a colaboração de todos os professores e alunos. Todo o Pessoal Docente e Não docente deixou a sua mensagem relativa ao dia.
Nas salas foi lido um texto de sensibilização a cada turma e, após alguma reflexão, os alunos decoraram um pinheirinho de cartão com uma mensagem dedicada à Pessoa com Deficiência.
           Por fim, os alunos do 1º ciclo assistiram na biblioteca do Centro Escolar à curta-metragem “CUERDAS”, um pequeno filme emocionante que deixou muitos olhinhos em água. As crianças do pré-escolar visualizaram o filme ”O som das cores”. Ainda bem que a nova geração se apresenta muito sensível às dificuldades do próximo!
 O pinheiro gigante feito com tantos pinheirinhos elaborados pelas nossas crianças, está exposto no nosso Centro.

Segue-se o texto enviado para cada sala

Aos alunos desta turma:

Hoje, dia 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelas Nações Unidas desde 1998. Este dia foi o ponto de partida para promover uma maior compreensão em relação à Pessoa com Deficiência e defender os direitos destas pessoas.
A Pessoa com Deficiência é, acima de tudo, PESSOA. Uma Pessoa que possui dificuldades que podem ser de visão, de audição, de locomoção ou cognitiva. Isto quer dizer que são pessoas que precisam de algum apoio para conseguir realizar as tarefas que fazem no seu dia-a-dia. Todos nós temos o dever de apoiar e defender os direitos destas pessoas.
Quando temos um coleguinha na turma que, por alguma dificuldade, não consegue aprender tão depressa como nós, devemos ajudá-lo em tudo que pudermos e encorajá-lo a continuar a lutar para conseguir. Ele vai conseguir!... Mas precisa de mais tempo e de um apoio a mais.
Há muitas pessoas que ainda se afastam de meninos que têm uma deficiência profunda, ou então, ficam a olhar para elas como se fosse algo estranho. Senão pensemos: quantas crianças destas, vemos ao domingo à tarde a passear no centro comercial? Ou no parque? Sabem porquê? Porque elas sentem os olhares das outras pessoas, que olham mas não se aproximam… Quando virem uma criança numa cadeira de rodas ou com qualquer outro problema, digam-lhe um “Olá” com o maior sorriso que poderem fazer. Se estiverem no parque, convidem-na para brincar convosco. Ela vai sentir-se muito feliz!
Acima de tudo, respeitem sempre estas Pessoas, sejam cegas, andem de cadeiras de rodas, tenham o que tiverem, são Pessoas como todos nós, só que estas são especiais: olham as estrelas com mais atenção, sonham com coisas simples muito mais do que nós e conseguem ser muito amáveis.
A Pessoa com Deficiência pode não ter de nascido assim, pode ter tido um acidente, que pode acontecer a qualquer um de nós…e no mundo, somos todos iguais. Podemos ter diferenças, mas todos temos sentimentos e gostamos de ser amados e respeitados! Vamos todos ajudar as Pessoas com Deficiência a serem mais felizes!



“Amar é descobrir que a deficiência do próximo faz parte do perfeito mosaico humano”. (autor desconhecido)                       




Sem comentários:

Enviar um comentário