terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Festa da Nossa Senhora das Candeias e do S. Brás

Mais um ano se festejou a Nossa Senhora das Candeias, que é a festa da Apresentação do Senhor. Maria vai ao templo e leva nos seus braços a grande “Candeia da humanidade”; Jesus Cristo. Ele é a luz que ilumina todos os povos. Por isso chamamos também a este dia festa de Nossa Senhora das Candeias ou a Candelária.

Festa de S. Brás
Na liturgia da Igreja Católica São Brás aparece, muitas vezes, representado com velas nas mãos e em frente a ele, uma mãe carregando uma criança com mão na garganta, como lhe pedindo que a cure. Daí se originou a bênção da garganta no seu dia.
Nos dois dias de festa, sai uma procissão, com vários andores e figurantes. A maioria dos figurantes, são promessas dos pais de crianças, que, por sua vez, frequentam o estabelecimento do Centro Escolar de Frazão.
Esta festa é também conhecida pela festa dos figos secos e do salpicão, tanto que já foi formada a confraria do salpicão. Como não podia deixar de ser, existem também os doces de festa. 
Neste dia, os nossos alunos foram presenteados com os “doces de festa” oferecidos por uma Encarregada de Educação, para todas as crianças/alunos do estabelecimento. Desde já fica o nosso agradecimento, por se ter lembrado mais uma vez das crianças/alunos, do CEF.
























Sem comentários:

Enviar um comentário