segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Exposição de antiguidades

As turmas de 3º e 4º ano do Centro Escolar de Frazão, estão a fazer uma Exposição de Antiguidades resultante da recolha de objetos antigos feita pelos alunos destas turmas e respetivos Encarregados de Educação. O objetivo desta exposição é valorizar o” Passado do Meio Local”, conteúdo da área curricular de Estudo do Meio.
Aproveitamos, desde já, para convidar todos os pais e Encarregados de Educação a visitar esta exposição que irá estar aberta no dia de entrega dos registos de avaliação referentes aos seus educandos, em janeiro de 2015.
Aos E.E das turmas de 3º e 4º anos: Gratos pela colaboração  pois sem ela não seria possível a realização desta atividade tão enriquecedora.
Deixamos aqui algumas fotos.











segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência




O dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorou-se no Centro Escolar de Frazão, com a colaboração de todos os professores e alunos. Todo o Pessoal Docente e Não docente deixou a sua mensagem relativa ao dia.
Nas salas foi lido um texto de sensibilização a cada turma e, após alguma reflexão, os alunos decoraram um pinheirinho de cartão com uma mensagem dedicada à Pessoa com Deficiência.
           Por fim, os alunos do 1º ciclo assistiram na biblioteca do Centro Escolar à curta-metragem “CUERDAS”, um pequeno filme emocionante que deixou muitos olhinhos em água. As crianças do pré-escolar visualizaram o filme ”O som das cores”. Ainda bem que a nova geração se apresenta muito sensível às dificuldades do próximo!
 O pinheiro gigante feito com tantos pinheirinhos elaborados pelas nossas crianças, está exposto no nosso Centro.

Segue-se o texto enviado para cada sala

Aos alunos desta turma:

Hoje, dia 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelas Nações Unidas desde 1998. Este dia foi o ponto de partida para promover uma maior compreensão em relação à Pessoa com Deficiência e defender os direitos destas pessoas.
A Pessoa com Deficiência é, acima de tudo, PESSOA. Uma Pessoa que possui dificuldades que podem ser de visão, de audição, de locomoção ou cognitiva. Isto quer dizer que são pessoas que precisam de algum apoio para conseguir realizar as tarefas que fazem no seu dia-a-dia. Todos nós temos o dever de apoiar e defender os direitos destas pessoas.
Quando temos um coleguinha na turma que, por alguma dificuldade, não consegue aprender tão depressa como nós, devemos ajudá-lo em tudo que pudermos e encorajá-lo a continuar a lutar para conseguir. Ele vai conseguir!... Mas precisa de mais tempo e de um apoio a mais.
Há muitas pessoas que ainda se afastam de meninos que têm uma deficiência profunda, ou então, ficam a olhar para elas como se fosse algo estranho. Senão pensemos: quantas crianças destas, vemos ao domingo à tarde a passear no centro comercial? Ou no parque? Sabem porquê? Porque elas sentem os olhares das outras pessoas, que olham mas não se aproximam… Quando virem uma criança numa cadeira de rodas ou com qualquer outro problema, digam-lhe um “Olá” com o maior sorriso que poderem fazer. Se estiverem no parque, convidem-na para brincar convosco. Ela vai sentir-se muito feliz!
Acima de tudo, respeitem sempre estas Pessoas, sejam cegas, andem de cadeiras de rodas, tenham o que tiverem, são Pessoas como todos nós, só que estas são especiais: olham as estrelas com mais atenção, sonham com coisas simples muito mais do que nós e conseguem ser muito amáveis.
A Pessoa com Deficiência pode não ter de nascido assim, pode ter tido um acidente, que pode acontecer a qualquer um de nós…e no mundo, somos todos iguais. Podemos ter diferenças, mas todos temos sentimentos e gostamos de ser amados e respeitados! Vamos todos ajudar as Pessoas com Deficiência a serem mais felizes!



“Amar é descobrir que a deficiência do próximo faz parte do perfeito mosaico humano”. (autor desconhecido)                       




segunda-feira, 17 de novembro de 2014

S. Martinho

A atividade teve início no pavilhão da escola, onde se reuniram todos os elementos da comunidade escolar. Começou por ser projetada a história da ”Maria Castanha”, a qual foi lida por duas alunas do quarto ano. De seguida cada turma, acompanhada pelo professor, dirigiu-se a um atelier ou a um jogo, que se encontravam espalhados pela escola. Existiam dois ateliers, nos quais se podia proceder à elaboração da “Maria Castanha” e de cartuchos. Os alunos também puderam participar no jogo do algodão, do balão, da colher e das bolas de trapos. A meio da manhã, os alunos lancharam, comeram castanhas assadas e beberam sumo. De seguida voltou-se a reunir toda a comunidade escolar no pavilhão, onde se assistiu a um grande espetáculo musical dirigido/apresentado pelo professor Alberto, com a participação de vários alunos. Primeiro fomos brindados com ritmos musicais percutidos na caixa de rufo e em tambores, por um pequeno grupo de alunos. Posteriormente foram entoadas por todos os alunos da escola cinco canções alusivas ao dia a comemorar.
A atividade foi encerrada com a música “A nossa Escola”, na qual os alunos se uniram e a uma só voz entoaram esta linda melodia.
Os objetivos pretendidos foram alcançados de forma Bastante Satisfatória.
Esta atividade foi organizada/ realizada pelo Pré- Escolar e 1º Ciclo, permitindo o convívio de toda a comunidade Educativa, a qual participou de forma entusiástica e empenhada.

Por estes motivos, a atividade deve continuar a fazer parte do Plano Anual de Atividades, em anos posteriores.


terça-feira, 28 de outubro de 2014

Animação da hora de almoço

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Música, a Câmara Municipal promoveu a dinamização da hora do almoço. 
No período destinado ao almoço, e de forma a não interromper a atividade letiva, tivemos a atuação de uma menina, a Cristiana, da Banda de Paços de Ferreira. Contamos também com a presença do sr. Presidente da Banda e da Dª Ângela, da Autarquia.
Foi um momento diferente mas muito especial para as crianças!




Dia da alimentação





No dia 16 de outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.
Para comemorar este evento, todos os elementos da escola (professores, educadoras, auxiliares e alunos) participaram na realização da gelatina.
As turmas fizeram a gelatina nos dias anteriores para que solidificasse.
No dia 16, na hora do lanche, todos os alunos degustaram esta sobremesa tão saborosa, na cantina da nossa escola!

Na continuação desta atividade, todas as turmas trabalharam as histórias relacionadas com a alimentação “O menino que não gostava de sopa” e “ A menina que não gostava de fruta” , uma vez que a escritora Cidália Fernandes nos deu a honra de visitar a nossa escola, contando e dramatizando as histórias.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia Mundial da Música

No dia 1 de outubro comemoramos na nossa escola o Dia Mundial da Música. 
O professor Alberto dinamizou um momento musical com todas as crianças do centro escolar. Tocou e cantou com elas e para elas. Tivemos também a oportunidade de assistir a um mini concerto de uma violinista, uma menina ainda de tenra idade que, pelo seu exemplo, mostrou como o esforço e empenho produzem bons resultados. 
A data desta efeméride foi instituída em 1975 e baseou-se nos seguintes objetivos:
  • promover a arte musical;
  • divulgar a diversidade musical;
  • aplicar os ideais da UNESCO, como a paz e a amizade entre as pessoas;

Consideramos que a atividade desenvolvida na nossa escola permitiu alcançar esses mesmos objetivos e, de forma particular, cimentar a paz e amizade entre toda a comunidade escolar, potenciando momentos de partilha. Em virtude de este ano existirem horários desencontrados entre o JI e o 1º CEB, nomeadamente nos intervalos e na hora do almoço, é essencial existirem momentos em que possamos todos partilhar os mesmos espaços para cimentar laços e sentirmos que todos somos parte do mesmo estabelecimento.



segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Abertura do ano letivo 2014/2015

Terminadas as férias escolares, é hora do regresso a mais um ano letivo!
Assim, informam-se os pais e encarregados de educação das crianças do Centro Escolar de Frazão que haverá uma reunião geral de lançamento do ano letivo 2014/2015 no dia 11 de setembro, às 19h no respetivo Centro.
Depois da reunião geral, cada educador/professor reunirá com os pais e encarregados de educação de cada grupo/turma. 
Reforçamos o apelo à presença de todos!
Aproveitamos para informar que a escola iniciará no dia 15 de setembro para todos as crianças, apenas de manhã. 
A todos desejamos um excelente ano letivo!!!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Entrega de avaliação do 1º ciclo

Informamos os Pais e Encarregados de Educação que a entrega da avaliação e a renovação de matrículas dos alunos do 1º ciclo se realizará no dia 24 de junho, entre a 15h30 e a 19h30, em todas as escolas do Agrupamento de Frazão. 
Relembramos a importância da vossa presença e pedimos que partilhem a informação com os outros pais de forma a que ninguém falte!

Festa Final de Ano

No dia 13 de junho realizamos a festa de final de ano no nosso Centro Escolar. Foi uma festa conjunta entre escola e pais. A escola planeou as atuações das crianças e os pais, nomeadamente o núcleo, organizaram a logística relacionada com a comida e animação. 
Foi um espetáculo diversificado e muito bonito! A comunidade aderiu em "peso" e convivemos de forma muito salutar.
Foi uma verdadeira festa e é muito bom ver escola e comunidade local de "braço dado", trabalhando no mesmo sentido.
Aqui fica o registo da festa e os parabéns a quem se dedicou para que a mesma fosse o sucesso que foi!

Visita de Estudo

No dia 11 de junho realizamos a nossa visita de estudo à Quinta da Eira, em Penafiel. Foi um dia passado no meio da natureza e num espaço muito agradável. 
As nossas crianças usufruíram de um dia repleto de atividades lúdico- pedagógicas.
Deixamos aqui um registo das atividades em vídeo.

sábado, 7 de junho de 2014

Dia do ambiente

No dia 5 de junho celebramos o dia do ambiente. Um grupo da GNR veio ao nosso Centro Escolar fazer uma demonstração de meios. As crianças adoraram poder tocar nos objetos que, usualmente, apenas estão acessíveis às forças de segurança. 
Depois foi possível assistir a uma palestra sobre a proteção do ambiente, nomeadamente a prevenção de fogos florestais.
As atividades, além de atrativas, foram bastante enriquecedoras e pedagógicas. O nosso obrigado aos parceiros, nomeadamente à GNR.
Palestra









Dia Mundial da Criança


A fim de comemorar o dia mundial da criança, o Centro Escolar de Frazão realizou várias atividades que foram do agrado de todos. As crianças do pré-escolar divertiram-se a decorar os direitos da criança, ao som de música, no pavilhão da escola. Viram ainda um filme sobre a temática, tendo todos demonstrado muito interesse e curiosidade. Tivemos ainda um Peddy-Paper realizado pelos alunos do 1ºciclo. Com base em questionário, os alunos em grupo tinham que descobrir as respostas procurando nos vários espaços do edifício as soluções, valorizando, assim, o trabalho de grupo.
Reinou a alegria e a boa disposição. Terminaram o dia com a degustação de um bolo oferecido e confecionado por um grupo de mães.
Levaram também para casa alguns presentes e lambarices muito divertidas.
Aqui fica o registo em vídeo.



Estas informações que se seguem são tiradas do site w.w.w.junior.TE.pt
Dia Mundial da Criança

  • http://www.junior.te.pt/Final/Rua/ImgA/sabiasque/dia_crianca2.jpgAo contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.
  • É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
  • Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?
  • Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
    Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.
  • As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!
  • http://www.junior.te.pt/Final/Rua/ImgA/sabiasque/dia_crianca3.jpgComo não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
  • Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.
  • Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
    Clica aqui para leres sobre esta organização.
  • Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
  • Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
  • http://www.junior.te.pt/Final/Rua/ImgA/sabiasque/dia_crianca4.jpgEste dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
  • Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
    - afecto, amor e compreensão;
    - alimentação adequada;
    - cuidados médicos;
    - educação gratuita;
    - protecção contra todas as formas de exploração;
    - crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
  • Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?
  • A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
    Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
  • Claro que os Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
  • Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).
    Clica aqui para os leres. Estão escritos de uma forma mais simples para tu os perceberes melhor.
  • Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!

2ª Caminhada pela Criança do CEF

O Núcleo de Pais e Encarregados de Educação do CEF levou a cabo no dia 1 de junho, dia mundial da Criança, a 2ª caminhada pela criança do CEF. A caminhada foi um sucesso e permitiu que, através da colaboração de diferentes parceiros, houvesse um convívio salutar entre todos os participantes. 
Aqui fica um registo da atividade e os parabéns quer pela iniciativa, quer pela forma como envolvem a comunidade em torno do nosso Centro Escolar.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Dia Mundial da Criança

No dia 1 de Junho, domingo, comemora-se o dia Mundial da Criança. O núcleo de pais e encarregados de educação do centro escolar de Frazão organizou a 2ª caminhada pela criança do CEF. Deixamos aqui o cartaz e a comunicação do Npee Cef.
Aproveitamos para divulgar outras iniciativas gratuitas onde poderão participar com as crianças no seu dia e que certamente serão do seu agrado e tornarão esta data ainda mais especial.
Que este dia seja para cada criança um dia especial e muito feliz!


sábado, 10 de maio de 2014

Informações úteis: matrículas e subsídios



Candidaturas ao subsídio escolar para os alunos do 4º ano que frequentarão o 2º ciclo.



Candidaturas ao subsídio escolar e/ou serviço de almoço para as crianças que frequentarão o pré escolar e o 1º ciclo.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Workshop para Pais e Encarregados de Educação

No próximo dia 8 de maio, quinta feira, realiza-se um Workshop para pais e encarregados de educação do pré escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Frazão. A iniciativa é da Associação de Pais em colaboração com o Agrupamento.
Participem pois estar informado é uma forma de ajudar os vossos filhos!


domingo, 4 de maio de 2014

Parabéns Mães

Hoje é um dia especial: é o dia da Mãe.
Ao longo da semana os nossos petizes andaram ansiosos que este dia chegasse.
Desejamos a todas as MÃES um dia muito feliz!

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Uma feliz e santa Páscoa


Desejamos uma santa e feliz Páscoa a todos os que nos seguem e a todos os que direta ou indiretamente contribuem para que sejamos uma verdadeira comunidade educativa.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Festa da Páscoa

Hoje realizou-se a festa de encerramento do 2º período. As crianças, em grupo ou por turma, decoraram ovos para expor no recinto escolar. 
Recebemos ainda uma equipa da Escola Segura que fez uma demonstração canina. Embora o S. Pedro não ajudasse e não pudessemos realizar a atividade no exterior, fizemo-la no pavilhão e decorreu com toda a normalidade, sendo francamente do agrado das nossas crianças. 
A manhã terminou com a entrega de uma oferta (ovinhos de chocolate) do núcleo de pais que os miúdos colocaram num coelhinho ou galinha elaborados nas aulas de expressões e/ou AEC de Artes Manuais. 
Foi uma manhã muito agradável, encerrando da melhor forma este período letivo de árduo trabalho.


Dia da Árvore

No dia 21 de março comemorou-se o dia da Árvore e da Floresta. O Município ofereceu as árvores e cada grupo/turma plantou uma árvore. Também o núcleo de pais plantou a sua árvore e,temos a certeza, todos cuidarão dela com amor e carinho. Assim, demos mais um passo para a preservação da natureza e para o embelezamento do nosso recinto escolar.

Semana da leitura

De 17 a 21 de março decorreu a semana da leitura. Ao longo da semana, várias foram as atividades realizadas no sentido de promover a literacia nos nossas crianças. Destacamos algumas atividades, nomeadamente a leitura entre turmas e a leitura dinamizada pelas famílias. Não podemos esquecer, como já demos conta aqui no blogue, o encontro com o escritor e a adorável visita do Sr. Bispo e do Sr. padre Samuel à nossa escola. Como já vos demos conta, também o Sr. Padre nos presenteou com a leitura de uma história. Foi muito agradável a contribuição das diferentes instituições e parceiros na nossa semana da leitura, tornando-a muito mais enriquecedora. Sabemos qe promover a leitura é tornar as nossas crianças mais cultas e dotadas de mecanismos mais eficazes para singrarem na vida!


Primavera

Chegou a primavera. O tempo teima em ser de inverno, mas entre portas nós é que mandamos! E, por isso, a primavera chegou ao nosso centro escolar! As decorações dentro do centro até nos fazem esquecer o frio que nos espera cá fora.