sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

À semelhança dos anos anteriores, comemoramos o dia da alimentação no CEF. Sabemos que nunca é demais insistir nas virtudes da alimentação saudável. Como tal, realizamos várias atividades quer em contexto de sala de aula, em grupo / turma, bem como coletivas. Deixamos aqui o registo fotográfico da construção da roda da alimentação e um texto coletivo de uma turma do 4º ano.


Dia da alimentação  
No dia 10 de outubro, comemorou-se o dia mundial da alimentação. Todos nós devemos praticar uma alimentação saudável, completa equilibrada e variada.
Diariamente, devemos fazer três refeições principais, o pequeno almoço, o almoço e o jantar, para além do lanche a meio da manhã, e da tarde. O pequeno almoço é muito importante que seja bastante nutritivo, visto que passamos muitas horas a dormir e sem nos alimentar.
Ao almoço e ao jantar devemos incluir sempre a sopa e variar regularmente  os seus legumes. Nela estão contidos uma grande variedade de hortícolas e algumas leguminosas, que funcionam como reguladora da flora intestinal.
Na nossa alimentação devemos incluir os sete grupos da roda dos alimentos, mas tendo em conta a dimensão de cada grupo, comendo proporcionalmente. Devemos variar os alimentos dentro  do próprio grupo de forma a receber vitamina, cálcio, fósforo, proteínas, ferro, sais minerais, hidratos de carbono…Não esquecendo, a água imprescindível à vida que deve ser consumida em abundância, cerca de 1,5 l a 2 l por dia.
Para termos saúde, devemos consumir poucas gorduras e alimentos não saudáveis com excessos de açúcar, como por exemplo: rebuçados, bolos, chocolates, gomas, e outras comidas plásticas como a piza e o hambúrguer.
As crianças e os idosos devem ter cuidado com a sua alimentação e devem ingerir bastantes quantidades de leite e seus derivados para fortalecerem os ossos.

Se respeitarmos todas estas regras e fizermos exercício físico com regularidade teremos energia e saúde garantidas.






































Sem comentários:

Enviar um comentário