segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Magusto- 2012

O Dia de S. Martinho comemora-se a 11 de Novembro. Como o dia 11 foi um domingo, nós fizemos o nosso magusto no dia 9, sexta-feira, de tarde. O tempo estava bom. Fizemos uma fogueira no recreio onde pusemos algumas castanhas a assar. As restantes foram assadas numa padaria, com a colaboração de uma Encarregada de Educação, à qual agradecemos a sua cooperação. Visto ser uma grande quantidade de castanhas, seria impossível assá-las na tradicional fogueira.
Para além de termos comido as castanhas e nos termos divertido muito, também aprendemos, (outros como já a sabiam relembraram), a lenda de S. Martinho. Construímos cartuchos e saquinhos para colocarmos as castanhas.
A professora de música tinha preparado umas canções que cantou com todos os alunos no recreio da escola, sendo uma dessas músicas a lenda de S, Martinho em verso. Foi muito divertido.
Diz a tradição, que neste dia, no nosso país, assam-se as castanhas e prova-se o vinho novo.



O Dia de S. Martinho faz-nos lembrar a sua lenda. Não a conheces? Ora, então, Lê-a!

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar da Itália para a sua terra, algures em França.

Montado no seu cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito, muito frio, vento e mau tempo.

Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha, que os soldados romanos normalmente usavam.

De repente, aparece-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas, cheio de frio que lhe pediu esmola.

Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.

Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era Verão!
Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.

É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo Outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente: é o Verão de São Martinho.
Ora aqui deixamos um pequeno registo da nossa atividade.


2 comentários:

  1. São estas actividades que promovem o bom funcionamento do centro escolar, promovendo momentos de descontracção e de amizade perante as crinças.
    Este estilo de actividades deveriam ser promovidas sempre que possivel pois são inovadoras.

    ResponderEliminar
  2. A escola tem como missão essencialmente o ensino. Deve ensinar conteúdos didáticos, mas também cívicos. É nestes momentos de socialização que se incutem valores que de forma teórica não fariam grande sentido. Sou a favor de uma escola rigorosa, que "gaste" grande parte do seu tempo a incidir sobre a exigência de preparar bem os seus alunos para a vida académica. Contudo, a parte socializadora e de confraternização deve caminhar lado a lado com a vertente académica. Assim, há dias que devem ser dedicados ao convívio salutar. O magusto nas escolas é uma tradição já dos meus tempos de escola. E que bem que sabia comer as castanhas, mas melhor ainda, sabiam as brincadeiras, o enfarruscar...saíamos de lá "porquinhos", mas felizes. A escola também deve proporcionar a felicidade; as nossas crianças têm que ser felizes na escola e se muitas vezes não o são na vertente académica pois as dificuldades existem,devem sê-lo nestes dias especiais. A camaradagem promove também a superação das dificuldades.

    ResponderEliminar