terça-feira, 20 de novembro de 2012

Feira de outono

Publicamos aqui o texto elaborado pela D. Lígia Pinheiro, representante dos pais e encarregados de educação do centro escolar.



No passado dia 13 de novembro realizou-se no Centro Escolar de Frazão a Feira de outono, que já começa a ser uma tradição, este ano organizada pelos pais e encarregados de educação e com a colaboração de toda a comunidade escolar, foi uma tarde diferente, plena de convívio, partilha e muitas vendas.
O objetivo foi, mais uma vez, a abertura da escola ao meio envolvente e a angariação de verbas para a realização de atividades com os alunos ao longo do ano escolar.
A variedade e riqueza dos produtos que compuseram a feirinha proporcionaram a quem nos visitou os melhores aromas e cores dos frutos e legumes da região nesta bonita estação. De salientar ainda os bolos, doces, compotas e geleias, típicos do outono, confecionados com todo o carinho por mãos dotadas de uma sabedoria especial que passa de geração em geração.
Os alunos do centro escolar foram visitando a feira ao longo da tarde, e antes da sua abertura ao público em geral, de modo a que conhecessem de perto cada um dos produtos, aproveitando-se a ocasião para o enriquecimento pedagógico e cultural dos nossos alunos.
No fim da feira foi sorteado um rico cabaz de Outono que foi entregue à senhora Margarida, que teve a gentileza, e sorte, de comprar uma das muitas rifas vendidas para ajudar ao objetivo desta atividade.
A participação das pessoas foi notável, uma vez que se escoaram todos os produtos, e a feira esteve, portanto, à altura das expectativas.
Por último não poderíamos acabar este relato sem deixar um muito obrigado a todos quantos tornaram este evento possível, aos pais que doaram todos os produtos que rechearam o certame e aos pais, funcionários e coordenadora do Centro Escolar que participaram na organização e dinamização desta atividade tornando-a possível. Obrigado ainda a todos que se deslocaram à escola para comprar na nossa, e vossa, feirinha.





1 comentário:

  1. Antes de mais, PARABÉNS a quem organizou e dinamizou a feirinha. As atividades de abertura da escola às comunidades envolventes são cada vez mais frequentes. São sinal de uma interação que é fundamental. É contudo necessário que essa interação seja alimentada de parte a parte, sem contudo misturar papéis, pois por vezes há uma tendência dos diferentes atores se imiscuirem em terreno que não é o seu. Aos professores compete a parte pedagógica para a qual foram formados e são eles que a devem ministrar e fazer as opções que considerem pertinentes; aos pais, compete a educação parental, o desenvolvimento socio afetivo. A abertura das escolas às comunidades nem sempre foi consensual pois por vezes entra-se em excessos, como,a título de exemplo, os professores "palpitarem" demasiado sobre como cada família deve educar e gerir o seu ambiente familiar, ou,pelo contrário, os pais "palpitarem" em demasia como os professores devem dar as aulas ou que conteúdos ou temas devem abordar. Cada terreno deve ser bem demarcado, para que não haja conflitos.
    Mas relativamente à feirinha, posso dizer que estive presente e achei que estava muito bem dinamizada. Certamente poderão ter havido algumas falhas, mas aos olhares externos não foram visíveis. Foi pedagógico certamente para os miúdos participarem numa feirinha a sério, contactando com os produtos da época e da terra, bem como com os preços dos mesmos. Situações reais que proporcionam aprendizagens riquíssimas!
    Uma vez mais,os meus parabéns aos pais e professores que tive a oportunidade de ver envolvidos. E tenho que destacar os professores que vi, para lá do seu horário letivo, a colaborar inclusivé na arrumação do espaço para que ao outro dia estivesse funcional para as aulas.

    ResponderEliminar