domingo, 25 de março de 2012

Encerramento do 2º período

No dia 23 foi o encerramento do 2º período na nossa escola. Embora o Jardim de Infância ainda funcione na próxima semana, como o 1º ciclo terminou as suas atividades com os alunos na sexta, realizamos atividades coletivas. Durante a manhã, as nossas crianças realizaram jogos organizados pelos professores de Atividade Física e foi muito agradável ouvir as gargalhadas de felicidade dos nossos petizes.


Dia da Árvore e da Floresta

No dia 21 de março, tal como previsto no nosso plano anual de atividades, comemoramos o dia da Árvore. As nossas crianças plantaram árvores (oliveiras) no recinto escolar e agora tratarão delas com muito carinho para que um dia possamos repousar e, quiçá, realizar atividades à sombra das mesmas. Foram transmitidas informações sobre a importância da floresta e reforçados os cuidados a ter com o ambiente. Um ambiente que necessita de ser cuidado e preservado!
As crianças construíram, ainda, canteiros com belas flores que embelezarão ainda mais o nosso recinto, tornando-o ainda mais aprazível.
Um dia, enfim, com atividades ao ar livre em que cada um pode contribuir para a melhoria do seu espaço e pode ser consciencializado, uma vez mais, sobre a importância de proteger o nosso ambiente.

No dia 12 de março tivemos o prazer de receber os alunos da Universidade Sénior de Paços de Ferreira, que nos presentearam com uma dramatização “O Milagre das Rosas”.
As nossas crianças/alunos, participaram com grande entusiasmo e muita alegria. O contacto entre as diferentes gerações é sempre uma mais valia para todos.


Semana da Leitura 2012 no Centro Escolar de Frazão

Comemorou-se entre 5 e 9 de março, no Centro Escolar de Frazão a Semana da Leitura, assim decorreram uma série de atividades de leitura, desde a narração oral, a dramatização, concurso de leitura, o livro da semana, estendal de poesia, exploração de vários contos … destinadas a toda a comunidade educativa, cujo principal objetivo foi promover a leitura.
A partilha de leituras, foi uma constante ao longo da semana, assim alguns alunos do 1º ciclo, leram e/ou dramatizaram histórias às crianças dos diferentes grupos do pré-escolar… e elas adoraram.
Os encarregados de educação foram convidados a participar ativamente, quer em sala de aulas/atividades, partilhando leituras nas turmas dos seus educandos, quer na sessão de apresentação “A importância do conto no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança", com a psicóloga Dr.ª Marlene Sousa. 
Foi sem dúvida, uma semana envolvente e muito mágica!

terça-feira, 6 de março de 2012

Espanta pardais

As turmas do 2º/3º D e E na Área Projeto estão a explorar o livro com o título: “O espanta-pardais”.
Pretende-se com isto ajudar os alunos a serem bons leitores, de modo a terem acesso a uma vida com qualidade e poderem mais tarde, tornar-se cidadãos ativos, participativos, responsáveis na nossa sociedade.
Neste sentido, pediu-se a participação dos Encarregados de Educação/ Pais juntamente com os seus educandos para a elaboração de um espanta-pardais, contribuindo para o desenvolvimento do espírito crítico e criativo.
Agradece-se desde já a colaboração dos participantes.





Simulacro

No âmbito do Plano de Segurança, realizamos na nossa escola um simulacro. Com estas atividades pretende-se preparar os alunos para situações de emergência que possam ocorrer em recinto escolar. A prevenção continua a ser o melhor remédio, mas saber como reagir ajuda a evitar tragédias.
Podemos dizer que os nossos alunos se portaram bem e aplicaram os conhecimentos que lhes foram ensinados.

Carnaval 2012

No dia 17 de fevereiro realizamos o cortejo de carnaval no centro escolar. No recinto exterior, os alunos desfilaram com os seus fatos carnavalescos para colegas de escola, familiares e outros espectadores presentes. Foi uma manhã animada e colorida, quer pelos fatos, quer pelos confetis que esvoaçaram pelo ar.
O tema do nosso carnaval baseou-se, de um modo geral, nos projetos que vão sendo trabalhados quer pelo pré-escolar, quer pelo 1º ciclo. Assim, poderemos dizer que trabalhamos o passado através dos contos tradicionais, bem como preparamos o futuro ao preservarmos o presente.
O desfile foi acompanhado por músicas carnavalescas e não só: o delírio dos miúdos foi total com a colocação da música de Michel Teló pela nossa DJ de serviço, a D. Ana Maria.
Foi, acima de tudo, uma oportunidade de manter tradições, de colaboração com as famílias e comunidade em geral, bem como de diversão.